RESPECT

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Kaizen 改 善

Durante o seminário com Mestre Sylvio Behring uma palavra em especial me chamou atenção Kaizen (do japonês 改 善, mudança para melhor) resolvi então estudar !
É uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho). Pode ser visto como um processo diário, cujo propósito vai além de aumento da produtividade. Quando corretamente executado, é também um processo que humaniza o ambiente de trabalho, elimina o trabalho duro, ensina as pessoas como realizar experimentos no seu trabalho usando o método científico e também como identificar e eliminar desperdícios nos negócios. Em geral, o processo sugere uma relação humanizada com os trabalhadores e com aumento de produção.

Kaizen e os 5s's

Os 5s's são conceitos que funcionam como base do kaizen:
  • Seiton: sentido de organização do material necessário para a produção de alguma coisa. Desta forma, os funcionários não perdem tempo procurando esses materiais.
  • Seiri: conceito que implica a distinção entre coisas essenciais e não essenciais, separando as duas categorias, para que as coisas menos importantes fiquem guardadas onde não perturbam a atividade normal.
  • Seiso: está relacionado com a limpeza, e indica que as áreas onde é feito o trabalho deve estar asseado, para que a produtividade não seja afetada.
  • Seiketsu: conceito relacionado com a higiene e a manutenção de um ambiente satisfatório e sadio para os trabalhadores.
  • Shitsuke: remete para a disciplina, determinação, honra e retidão de caráter. Princípios que garantem o cumprimento dos anteriores elementos e que facilitam o alcance do sucesso.

Evolução continua este é o espirito de Kaizen , devemos te-lo para manter a busca pela excelência em toda a nossa vida e oferece-la a todos . Ossss


Nenhum comentário:

Postar um comentário