RESPECT

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

TRABALHANDO PELA ÉTICA

Dentro das artes marciais a ética pode ser confundida com a moral , enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.

O jiu-jitsu eleva muito a moral do aluno , do professor e do Mestre , é muito valoroso estar ao lado , tirar fotos , porém você estuda de forma ética , você ensina ética ao seu aluno , você é um exemplo da ética ?


Desde os ancestrais de nossa arte marcial os samurais tinham códigos de ética para reger o seu comportamento em sociedade eles era fieis a estas regras isto era sua disciplina e sua maneira de viver o "Bushido" .


O código de conduta não escrito dos Samurais, conhecido como Bushido, sustenta que o verdadeiro guerreiro precisa manter sua lealdade, coragem, veracidade, compaixão e honra acima de tudo. Amar e ter respeito a vida são então imperativos para o balanço do caráter de guerreiro do samurai. Ele podia ser mortal em combate e gentil e compassivo com crianças e os fracos.


A etica deve ser treinada e seguida, serve para orientar e também para servir a sociedade , devemos fazer uso e prática da ética para o bem de todos .


Como instrutor de jiu-jitsu brasileiro meu dever é orientar e seguir regras que são ancestrais e servem de base para todo o progresso e entendimento de nossa arte suave, porém a ética muitas vezes nos obriga a ser duro , cobrar dos outros e de si mesmo o melhor , sabendo que sempre há muito o que melhorar dentro e fora dos tatames . Ossss








Nenhum comentário:

Postar um comentário