RESPECT

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Cuide Bem do seu kimono

1- Tenha um número de kimonos confortável para sua rotina de treinos Se você treina todos os dias, ou boa parte da semana, seu kimono não secará a tempo, ficando sujo e desgastado. Com um kimono você pode treinar a semana inteira e lavar sua armadura nos finais de semana. Agora, para rotinas de treinos mais puxadas, tenha no mínimo dois kimonos, e use um a cada dia, lavando o outro. 

2- Não utilize alvejantes, cloro ou similares na lavagem do seu kimono O tecido perde resistência e pode até rasgar. Quer uma dica? Nos kimonos brancos você pode utilizar bicarbonato de sódio, 1/2 copo americano por kimono a ser lavado. Ele ajuda a deixá-los ainda mais brancos e sem agredir o tecido. Outra dica é passar sabão de coco nas lapelas, para auxiliar na retirada do encardido que fica no local. Já nos coloridos, evite lavar na máquina. Tente lavar à mão, utilizando sabão neutro ou sabão de coco e utilize uma escova para esfregar as manchas. Dá trabalho, mas vale a pena. 

3 – Tente lavar seu kimono sempre que puder O suor é ácido e altamente corrosivo ao tecido. E mais, porque treinar com o kimono sujo se você pode se apresentar com aquela roupa bem limpinha e estalando? O atleta deve sempre se apresentar com o seu melhor, isso demonstra respeito ao professor e aos companheiros de treino. Nada de kimono “cinza”, galera! 

4 – O kimono deve SEMPRE secar na sombra O calor faz com que as fibras fiquem duras e ásperas, além de ficar mais propício a encolher. Outro revés é que, com o kimono duro como pedra, seus movimentos ficam mais limitados. Ninguém quer ficar engessado no treino, né? Ah, e nada de secadoras. 

5 – Nunca abandone seu kimono sujo Nem dentro de cestos, armário, porta-malas do carro, mochila, nada disso. O kimono passa a se tornar um sachê de mau cheiro, e abafar o pano suado faz com que ele se torne um prato cheio para proliferação de bactérias. Não deu pra lavar na hora? Estenda em algum lugar arejado.

Se precisar de um kimono novo fale comigo - Davidson.dfa@gmail.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário