RESPECT

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

QUER COMEÇAR BEM A SEMANA ?


Se você pensa em ter um ano novo totalmente diferente do que passou, não se engane: você vai precisar se esforçar para isso.
E que tal se empenhar de uma maneira divertida e estimulante, como ocorre com milhares, milhões de praticantes hoje no mundo?
O primeiro passo é achar uma boa escola de Jiu-Jitsu não muito longe de casa.
Depois, você precisa buscar os treinos básicos, que vão construir um alicerce para sustentá-lo com firmeza ao longo dos anos. Ou seja, começar do começo, como o ano que se inicia.
Neste fim de ano, seu site de Jiu-Jitsu predileto transmite 4 lições básicas, estimulantes, para você não começar a treinar da estaca zero totalmente.

1. Respeite o dojô e seu professor

Respeitar as normas da academia é a primeira lição no Jiu-Jitsu. Preze os horário, sua higiene e os hábitos do professor. Entenda que numa escola você tem hora para tudo: para falar, perguntar, para atender o celular, para beber água. Uma vez que você entra no tatame, sua vida se resume ao tatame, até que a aula termine. Veja seu professor como alguém que lhe quer bem. Se não sentir firmeza, procure outra academia.

2. Lembre-se: o faixa-preta já foi um faixa-branca

Não encare a faixa-branca como um incômodo. Lembre que todo mundo passa por isso, e até Roger Gracie já foi um faixa-branca como você.

3. Não tenha medo de tirar suas dúvidas

Perca a vergonha de perguntar. Pergunte sempre que tiver dúvidas. O professor está ali para isso mesmo. Exceção: quando ele estiver mostrando uma posição. Evite interrompê-lo, e esclareça a dúvida depois.

4. Entenda o xadrez do Jiu-Jitsu

No Jiu-Jitsu, o objetivo é a finalização. Mas para chegar lá, procure entender as posições e como se movimentar e posicionar antes, para que a alavanca ou golpe funcione. Perceba o que você está tentando fazer.